top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

Design Paramétrico

Seria um pouco estranho se pensarmos em como a arquitetura contemporânea, e até mesmo a moderna, seriam, atualmente, se não houvesse a ajuda que a tecnologia nos proporciona. Mesmo com a arquitetura moderna sendo racional, sem muita complexidade formal, a tecnologia ajudou para que ela apresentasse um avanço que se destacasse dos demais estilos arquitetônicos. Nesse caso, a tecnologia referida não é a de programas como CAD e BIM, mas a tecnologia presente nos materiais construtivos. Os 5 pontos da arquitetura moderna, criadas por Le Corbusier, e tão citadas, se dão graças à evolução das estruturas.

Com a chegada da Arquitetura Contemporânea, os edifícios se tornaram bem mais complexos, não apenas estruturalmente, mas também formalmente. Com isso, foi necessário incorporar programas para que o projeto se torne mais preciso para o momento da execução. Softwares como CAD e BIM, e suas variações, auxiliam na percepção dos ambientes e na sua praticidade ao modificar algum detalhe do projeto. Eles são principalmente usados para montar pranchas de plantas executivas, assim como apresentação final do projeto, complementando com modelos tridimensionais.

A utilização desses softwares, além de permitir essa precisão, ele permite uma maior variação de produtos manufaturados e a articulação entre eles, uma maior velocidade de processamento, racionalização e desenvolvimento de processos por gerenciamento de dados.

O Mapa Mental acima nos mostra a relação entre Design Paramétrico, a Fabricação Digital e a Geometria, tendo bastante pontos em comum entre, mostrando como um é a complementação de outro. Analisando separadamente, a Geometria nos permite trabalhar com uma maior plasticidade formal dos projetos, apresentando uma maior variação e uma maior gama de opções. O Design Paramétrico em si, une essa Geometria com a parte executiva do projeto, apresentando mais precisão, e adequando essa formalidade para sua realização. Já a Fabricação Digital permite com que toda a idealizaçao através dos softwares, possa ser fielmente reproduzida no âmbito real, permitindo a industrialização de peças e objetos, já que pode-se trabalhar com impressões 3D e cortes à laser, à jatos de água e etc.

O Mapa Mental constituído pelo grupo apresenta uma maior interligação de tópicos, acrescentando softwares, como o Rhinoceros (em conjunto com o Grasshopper), que nos abre uma maior gama para a criação de conteúdo relacionado a parametrização. Também foi acrescentado tópicos mais relacionados à precisao e à informatização, como o uso da cibernética, algoritmos e a facilidade de compartibilização de dados. Com essa relação entre todos os tópicos, podemos perceber, mesmo que superficialmente, toda essa interligação e interdependência entre todos os dados e todas as ferramentas para a criação de uma arquitetura única e personalizada (não apenas a arquitetura, mas objetos como um todo).

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page