top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

Apresentação

A sociedade, desde seus primórdios, apresentava um instinto de procurar um abrigo. Com a evolução da humanidade, tanto em questão intelectual, quanto em questão de manuseio de ferramentas, o ser humano começou a construir seus próprios abrigos como uma forma de proteção não apenas do tempo, mas também de animais predadores, utilizando materiais encontrados facilmente na natureza, como pedras, folhas e galhos. Com o passar do tempo, e com a sabedoria adquirida com o manuseio dessas mesmas ferramentas (e de novas ferramentas), a arquitetura foi evoluindo, acrescentando novos materiais descobertos.

Assim como podemos perceber tanto em construções do Antigo Egito e da Arquitetura Greco-Romana, como na Arquitetura Contemporânea, não apenas novos materiais foram explorados, mas também novas formas e técnicas construtivas, que caracterizaram suas respectivas épocas. Acompanhando a evolução social e interpessoal, a arquitetura se moldava (e ainda se molda) de acordo com os comportamentos tanto da sociedade como um todo, como também do ser individual, e por esse mesmo motivo que a arquitetura se dá de uma forma tão dinâmica.

A disciplina de Tecnologia das Construções, em geral, nos mostra essa evolução, apresentando as tecnologias mais atuais utilizadas na produção arquitetônica.

Colocando em prática:

No início da disciplina nos foi dado uma introdução sobre o assunto a ser tratado durante o semestre. Após isso, fizemos uma pesquisa baseada nessa evolução da arquitetura, referenciando arquitetos dos períodos Clássico, Renascentista e Moderno e suas obras. Tivemos que apresentar uma breve biografia do arquiteto e uma breve descrição de alguma obra sua realizada, em pequenas fichas.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, posteriormente tivemos que criar outras duas fichas. Uma das fichas consistia em uma crítica Pós-Moderna do anos 50 a 70, e a segunda ficha em apresentar alguma proposta arquitetônica em que a tecnologia fosse o foco da obra.

Em seguida, em nossa próxima atividade, definimos características presentes em uma cidade, separando em cinco temas, e então detalhando-as. Para um estudo mais completo, dividimos a turma em grupos, e então discutimos esses tópicos para criar uma definição prórpia do grupo, e posteriormente toda a turma discutiu sobre. Dentre essa discussão, selecionamos os cinco temas mais citados pelos grupos.

Características de uma cidade decididas pelo grupo

Para um assunto mais aprofundado sobre esses temas, cada grupo ficou encarregado de criar um projeto relacionando seu tema à cidade de Uberaba.

Nosso grupo, encarregado pela área de Cultura e Lazer, propôs a suspensão dessas áreas, visando o grande crescimento da cidade, e a falta de espaço para essas mesmas áreas, devido à disputa de terreno para costruções residências.

Em nossa proposta, haveria um elevador que levasse as pessoas para esse patamar suspenso, onde todas as áreas relacionadas a cultura e lazer estão localizadas. Quem optasse em ir para restaurantes e teatros/cinemas, ele poderia subir mais um patamar, que no caso seria coberto, e a pessoa poderia transitar entre esses espaços através de escadas e elevadores interligados. No patamar intermediário (o espaço mais aberto) teria um espaço para mirante, parques, um espaço para um teatro ao ar livre, quadras de esporte, área para piquinique e etc. Para voltar a "cidade", a pessoa poderia optar pelo mesmo elevador que usou para subir, ou também por um escorregador gigante.

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page